Olá!
Acabei de ler o livro ‘Coração de tinta’ e vim direto postar para vocês tudo sobre o livro, pois ele é realmente emocionante. Quem não gostaria de poder trazer os personagens do nosso livro favorito para o nosso mundo? É exatamente sobre isso que o livro fala.
Mortimer (Mo) é um homem que conserta livros antigos dando capas novas fazendo com que durem mais tempo. Ele tem uma filha chamada Meggie que cresceu sem a mãe, pois quando ela tinha três anos algo incrível e assustador aconteceu. Enquanto Mo lia o livro ‘Coração de tinta’ para a mão de Meggie, Elizabeth, três personagens desse livro apareceram e Elizabeth sumiu. Esses personagens eram Dedo Empoeirado, um saltimbanco que estava sendo rendido por Basta e Capricórnio. Basta era um homem que usava uma blusa branca, empunhava uma navalha e era cheio de supertições. Já Capricórnio era um homem de coração frio que só conhecia a maldade e se divertia com a dor dos outros. Mas como eles foram parar lá? Simples, Mo tinha o dom de tirar os personagens dos livros apenas com a sua voz, mas quando fazia isso algo deveria entrar no lugar deles e nessa noite foi Elizabeth que teve que entrar. Depois dessa noite, Mo fugiu com Meggie e nunca mais leu em voz alta.
Quando Meggie estava com doze anos, Dedo Empoeirado voltou para avisar que Capricórnio estava procurando por eles. Meggie, Mo e Dedo Empoeirado fugiram para a casa da tia avó de Meggie, Elinor, uma mulher que era apaixonada por livros. A partir daí a aventura começa com prisões, surpresas, descobertas e fugas. Vale dizer que Mo nunca tinha contado para Meggie sobre o seu dom e nem como sua mãe tinha sumido, mas no decorrer da história ela acaba descobrindo.
O livro faz parte da série ‘Mundo de tinta’ criado pela escritora Cornélia Funke e dividido em três livros ‘Coração de tinta’, ‘Sangue de tinta’ e ‘Morte de tinta’. Todos possuem como personagens principais Meggie e seu pai. Cornélia Funke é escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis. Seus livros mais conhecidos são a trilogia ‘Mundo de tinta’ e o livro ‘Senhor dos ladrões’. Coração de tinta virou um filme de grande sucesso com Brendan Fraser no papel de Mo.
‘Coração de tinta’ é um livro de leitura fácil e envolvente que faz com que fiquemos presos por horas a cada palavra que a autora escreve. No início de cada capítulo há uma citação de algum outro livro de histórias como ‘Senhor dos Anéis’, ‘A história sem fim’ e ‘Peter Pan’ a´além de muitos outros. O mais legal é que cada citação acaba dizendo mais ou menos o que passará no capítulo e/ou o que os seus personagens estão sentindo. Achei super interessante.
Tanto o livro quanto o filme são ótimos, mas não façam como eu que vi o filme e depois li o livro. É bem melhor ler e depois ver, pois o livro tem um ‘gosto’ melhor quando ainda não sabemos o que acontece no final.
Informações sobre o livro:
- Título: Coração de tinta
- Escritor (a): Cornélia Funke
- Editora: Cia das Letras
- Páginas: 455
- Ano: 2003
- Onde comprar: Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino
Bjss*
Gabi Lima
Eu já vi o filme, mas faz um bom tempo e não lembro do final, então acho que vou gostar de ler o livro.
ResponderExcluirParabéns pela resenha Gabi! Já assisti o filme e muito em breve irei ler Coração de Tinta. Beijos!
ResponderExcluirOi Gabi *-* Você sabe né, eu já vi o filme ): Mas não tem importância, ainda vou sequestrar ele uns dias cá pra casa! kkkkk' Parece muito bom mesmo *-* E se o filme já foi mágico pra mim, o livro vai ser divino! hauhaeuhauhe
ResponderExcluirBeeeijos!
Eu amei esse livro! Comprei pq já tinha visto o trailer do filme e sou completamente viciada no Brendan Fraser. Amei o livro e achei o filme muito fraco. Eles retalharam a história de uma forma que deveria ser considerando pecado. Estou louca para comprar os outros livros da série, mas estão caros demais para o meu bolso por enquanto.
ResponderExcluirAdorei a resenha!
bjs
Olivia
http://paponosense.blogspot.com
Só pra que eu não me esqueça: concordo plenamente com sua afirmação sobre como é ruim ler depois de ver o filme correspondente ao livro. Estou exatamente nessa situação; explico na próxima resenha, rs.
ResponderExcluirAgora, o livro parece bastante interessante! A única coisa que me desanima é o fato de que é uma história infantil / infanto-juvenil, e eu não consigo deixar de associar isso a um superficialismo que me é irritante, rs. Mas a ideia de trazer personagens para fora das obras é, com certeza, fascinante. Eu mesmo gostaria de trazer vários, rs.
Perdão pelo sumiço, Gabi! Vida anda corrida!
=**
http://livrosletrasemetas.blogspot.com
Olá Gabi,gostei muito da sua resenha,e adorei o Livro,parece ser um livro cheio de suspense,me interessei por ele,e gostaria de ler com certeza.
ResponderExcluirBjos