Olá!
Depois de muita insistência da Nanda, do Julgue pela capa, e de muitas críticas positivas decidi passar o livro A livraria 24 horas do Mr. Penumbra para o topo da minha lista de leitura. O livro realmente faz jus a tantas críticas positivas. Mas deixa de enrolação e vamos direto ao que interessa.
Clay Jannon é um jovem web designer de São Francisco que acabou de perder o emprego quando a empresa para a qual trabalhava faliu. Ele estava procurando emprego quando viu um anuncio na frente de uma livraria contratando um atendente. Ele nunca trabalhou em uma livraria, mas não custa nada tentar, né? Ele consegue o emprego e agora trabalha no período da madrugada.
Essa livraria não é igual as outras. Os livros para vender são poucos e a maioria não são títulos muito procurados. A melhor parte da livraria está no “Catálogo Pré histórico”, nome dado por Clay para os livros que ficam nas prateleiras do fundo que são super altas. Para ter acesso a esses livros você precisa ser membro de uma espécie de clube e precisa fazer trocas para livro desejado, ou seja, trocar um livro pelo outro. Mas esses também não são livros normais. Todos estão em código e todos os membros desse clube são idosos.
Clay é muito curioso e resolve montar uma livraria em 3D no computador fazendo um mapa dos livros que os clientes pegaram durante os anos. Para isso ele tem a ajuda de Kat, uma jovem que trabalha no Google. A partir daí que a história se desenrola, pois eles descobrem que esses clientes e esses livros fazem parte de uma organização secreta e tem haver com uma fonte gráfica.
Esse final ficou muito estranho, né? Como assim uma sociedade secreta e uma fonte gráfica? Isso vocês só vão descobrir lendo o livro. O que posso adiantar é que tem haver com a fonte Gerritszoon, uma fonte que na verdade não existe (passei o livro inteiro acreditando que ela realmente existia e quando procurei na internet descobri que ela não existe. =/ ).
Programação, nerds, livros, tecnologia, rpg, amizade, sociedade secreta e um grande segredo. Tudo isso vocês encontram nas páginas desse livro. A história é contada sobre o ponto de vista de Clay e a cada capítulo vamos descobrindo mais sobre os mistérios que envolvem o Mr. Penumbra e sua livraria além de fazermos um passeio pelo Google. Não tem como não gostar desse livro, apesar de eu ter achado o final meio sem graça.
Clay é um personagem legal e passa o livro como se estivesse dentro de um jogo de RPG. Isso é show! De vez em quando imagino que a minha vida é um livro e estou agindo como a personagem principal dele. rsrs Meio louco, né? rsrs Acho que por isso que me identifiquei um pouco com ele.
Durante todo o livro temos a discussão entre livros e e-books que é um assunto muito atual e que divide opiniões. Eu gosto dos dois, mas ainda prefiro um bom livro físico. rsrs A diagramação do livro é muito bonita. A Novo Conceito fez um bom trabalho na edição. Recomendo a leitura para todos os os que desejam um livro leve e com mistérios.
Informações sobre o livro:
- Título: A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
- Escritor (a): Robin Sloan
- Editora: Novo Conceito
- Páginas: 288
- Ano: 2013
- Onde comprar: Saraiva Digital, Livraria da Travessa
Beijos,
Esse livro não me convenceu!
ResponderExcluirEsperava muito mais!
=(
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Mais um que está na minha lista de próximas leituras! Sua resenha é a primeira que leio, e só agora fui ter uma ideia do que realmente o livro se trata... kkk
ResponderExcluirParabéns pela resenha, ficou ótima. Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Gente, não gostei desse livro. Não me cativou, e tive até que abandoná-lo por um tempo, porque tava perdendo tempo! Não gosto muito dessas coisas de tecnologia.
ResponderExcluir@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts
A Nanda nos influenciando a adiantar dois livros na pilha, veja só ;)
ResponderExcluirTambém passei a leitura toda acreditando na existência da fonte, Gabi,
mas não é que também faz parte da ficção da parada? Queria mesmo uma fonte
dessa, rsrs. Essa coisa de pensar que a vida é um livro é total compreensível,
levando em conta o mundo em que vivemos. Nossa vida é o nosso codex ;d
Bom, acho que já falei demais na minha resenha "ginórmica" o que achei do livro,
mas não posso dizer que não me diverti, é um bom entretenimento de verdade!
Resenha sempre bem informativa e completa, parabéns!
# Livros, letras e metas.
Não tinha visto nenhuma resenha desse livro, me pareceu bem legal.
ResponderExcluirtambém ainda prefiro livros físicos. Mas acho que não o leria,
pelo menos agora não.
abs,
muchachoonline.blogspot.com
Olá! Td na paz de Deus? A galera tá falando bastante deste livro, mas, a história não me atrai muito, mas vou tentar compra-lo, quem sabe eu goste?
ResponderExcluirBeijocas! Fique com Deus!
http://hey-mygod.blogspot.com.br/
Eu também jurava que essa fonte existia hehe, o livro foi muito bom achei o mistério super interessante e tem altas frases maneiras
ResponderExcluirbjs