sábado, 7 de dezembro de 2013

[Resenha] O Guia do Mochileiro das Galáxias–Vol 5: Praticamente Inofensiva

Olá!

Terminei a série!!! \o/ Adorei entrar nesse mundo fantástico criado por Douglas Adams, mas acho que poderia ter terminado no livro 3. O livro 5 é até legal e dá um final do tipo que não tem como ter continuação, o que é bom. Mas deixa de enrolação e vamos à história.

Arthur Dent cansou da vida de viajante do espaço e agora tem uma vida pacata em Lamunella como Fazedor de Sanduíches. Mas não é qualquer sanduíche, tudo é feito de uma única maneira com a deliciosa carne das Bestas Perfeitamente Normais. Enquanto isso, Ford Perfect está em conflito com os editores do Guia dos Mochileiros, pois estão com uma nova administração e tudo na empresa mudou, até a função de Ford que agora só faz crítica de restaurantes. Em outra parte da galáxia, Trillian se torna uma grande repórter que está sempre viajando atrás de notícias.

A história desses três se cruza quando Trillian aparece em Lamunella para deixar sua filha com o pai, Arthur. Então vocês me perguntam: COMO ASSIM? Simples, Trillian fez inseminação artificial e o único esperma compatível para a espécie dela foi o de Arthur que vendeu esperma para pagar suas viagens. Agora Arthur precisa tomar conta dessa menina totalmente perturbada que ele nem sabia que existia. Mas e Ford? Ele envia um pacote misterioso para Arthur. Sua filha abre e acaba sumindo ao mesmo tempo que Ford chega para pegar de volta seu embrulho. O jeito agora é partir atrás dela.

O livro possui muitas viagens e teorias do tempo que me deixaram meio confusa as vezes. O que eu entendi é que existem várias dimensões nas quais as coisas acontecem de diferentes maneiras. A cada nova escolha que fazemos abrimos um eixo de probabilidades. Se eu escolho comer macarrão ao invés de arroz abre uma possibilidade, um mundo, no qual eu escolhi macarrão, mas ai mesmo tempo abre-se um mundo no qual eu escolhi arroz. Deu pra entender? É meio confuso, mas no final consegui compreender (eu acho. rsrs). A história gira em tornos desses eixos de probabilidades e culmina com um final que te deixa com aquela cara de “Como assim?”.

A escrita de Adams é ótima. Suas tiradas sarcásticas e suas referências ao nosso mundo atual são muito boas. Mas mesmo assim não gostei muito do livro. Não sei explicar exatamente o porque, mas acho que a história se perdeu um pouco desde o quarto livro. Como eu disse, a série poderia acabar no 3º e deixar para o leitor a oportunidade de imaginar o que aconteceria com os personagens dali pra frente. O lado bom do quinto livro é justamente dar um final definitivo para eles (pelo menos nesse eixo de probabilidade).

Gostei muito da série inteira (apesar das críticas que fiz)  e recomendo a leitura para todos. Douglas Adams foi um excelente escritor e fez com que eu enxergasse o mundo de uma forma um pouco diferente. =)

- Resenha do Volume 1: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2011/11/resenha-o-guia-do-mochileiro-das.html
- Resenha do Volume 2: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-guia-do-mochileiro-das.html
- Resenha do Volume 3: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-guia-do-mochileiro-das.html
- Resenha do Volume 4: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2013/09/resenha-o-guia-do-mochileiro-das.html

Informações sobre o livro:

- Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias–Vol 5: Praticamente Inofensiva
- Escritor (a): Douglas Adams
- Editora: Sextante
- Páginas: 191
- Ano da edição: 2006
- Onde comprar: Saraiva, Submarino

Beijos,

gabi

8 comentários:

  1. Oi, Gabi!
    Bom, você sabe que li o primeiro dessa série e achei um tanto nonsense demais para meu gosto literário, mas sei que se a série é tão referencial até os dias de hoje, deve ser mesmo ótima de se acompanhar quando se gosta. Essa história do Eixo de Possibilidades me lembrou uma trabalho que fiz em Física no 3º ano, sobre o Gato de Schrödinger (lembra em TBBT?), onde havia essa "interpretação de muitos mundos", realidades dimensionais que se abrem para nós a cada escolha que fazemos ou preterimos, como no caso do "mundo" onde o gato esteja vivo, outro em esteja morto e por assim vai. Fiquei impressionado de conseguir entender um pouco na época e ainda mais de recordar dela graças à sua resenha, afinal isso é Física Quântica! hahaha
    Um beijão e parabéns por terminar mais uma série! #vitória

    # Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, não tenho vontade de ler estes livros, mais fiquei muito feliz que vc terminou a série, e enquanto eu lia sua resenha eu pensava também que eu tenho que terminar algumas séries.. :(

    Beijinhos e tem resenha nova no Daily,
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/12/resenha-teardrop-lagrima.html

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha. Parabéns pelo blog.
    Seguindo.
    http://incontrolaveispalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma resenha que nos faz correr para comprar o livro... Parabéns pelo ótimo blog.. Estouu seguindo e quem sabe se quiser podemos fechar parceria: mairtoncosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li os dois primeiros e emprestei a serie pra um amigo pois eu tinha umas leituras atrasadas de parceria e até agora ele não me devolveu ai não consigo terminar a serie kkkkk, caraca o Arthur tem uma filha ah eu não ligo pra spoiler por isso li a resenha, então na verdade era pra acabar mesmo no terceiro livro mas acabou virando a trilogia de cinco

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oieee :)
    Essa é uma série que vira e mexe estou lendo uma resenha a respeito, quero ter o livro e ler também, contudo, não pretendo comprar em tão cedo.
    Beliscões carinhosos da Máh ~~♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  7. eu só vi o filme dessa série e tenho medo de achar infantil e não gostar, mas sempre me tento a comprar nas promoções do submarino hahaha

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olha, estou super impressionada que você conseguiu chegar no quinto livro, e só li o primeiro e não sei quando terei coragem de pegar os próximos!!! rsrrs

    Achei louco demais!! rs

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...