quinta-feira, 15 de novembro de 2012

[Resenha] Estilhaça-me

Olá!

Quando soube que a Tahereh Mafi viria para o Brasil comecei a ler o livro para poder chegar lá sabendo tudo sobre a história. Não estava com grandes expectativas com relação a ele, na verdade só a capa tinha me chamado a atenção, mas depois de começar a ler mergulhei de cabeça na história e a cada novo capítulo ficava mais ansiosa para saber o que aconteceria com a Juliette.

Estilhaça-meEstilhaça-me fala sobre Juliette, uma jovem que está presa em um sanatório há 264 dias sem contato com nenhuma pessoa até que ela ganha um companheiro de quarto: Adam. Ela fica totalmente aterrorizada, pois sabe que não pode tocar nele. Por que ela não pode tocar nele? Simples. Toda vez que ela toca alguém essa pessoa começa a imaginar coisas ruins e a sentir dor. Dependendo de quanto tempo dure o contato a pessoa pode acabar morrendo.

Certo dia, enquanto eles estavam na cela no quarto deles, vários soldados invadiram o local e os levaram para uma espécie de quartel general comandado por Warner, um jovem oficial que quer usar o poder de Juliette para ajudar no Restabelecimento.

Ah! Não falei sobre o Restabelecimento, né? Bom, o mundo que conhecemos foi totalmente destruído. Alegando que era para o bem da humanidade, os governantes fizeram o Restabelecimento que dividia as pessoas em alguns “agrupamentos” espalhados por todo o mundo no qual elas vivem em uma situação de total pobreza dependendo dos soldados para tudo. O projeto é tornar o mundo igual com a mesma língua e seguindo rigidamente as leis. Claro que o poder de Juliette interessava aos interesses do Restabelecimento, mas ela não queria fazer isso, pois ela nunca quis machucar ninguém.

Vocês devem estar se perguntando “e o Adam que apareceu no início da história?”, Adam é um soldado que estava com Juliette para ver se ela era instável louca ou não. Mas a história deles vai além disso e com o desenrolar dos capítulos vamos descobrindo mais coisas. E agora? Será que Juliette vai ficar presa seguindo as ordens de Warner ou ela conseguirá ser livre como sempre sonhou?

Estilhaça-me é o primeiro livro de uma trilogia que promete ser emocionante. Juliette é uma personagem incrível que é frágil, mas nos momentos certos ganha a coragem necessária. Adam também é um personagem muito legal e a história dele com Juliette é intensa. Tem quem diga que o romance deles nasceu do nada, mas eu acho que se desenvolveu naturalmente e foi muito legal acompanhar.

A história é contada por Juliette, então temos acesso aos seus pensamentos e sentimentos que muitas vezes entram em conflito como o desejo que ela tem de alguém tocar nela, mas ao mesmo tempo a consciência de que ninguém pode tocá-la. Além dessas questões pessoais de Juliette, o livro possui uma crítica ao jeito como estamos tratando o mundo atualmente. Os problemas ambientais e as guerras por poder que levaram o mundo a essa situação crítica representada no livro, sem árvores e animais, um abandono do planeta.

A diagramação é boa e a ortografia também. Só achei alguns erros que não chegam a ser nada alarmante. A capa é linda e brilhosa. Esse é mais um excelente trabalho da Novo Conceito. Acho que a escritora teve alguma inspiração em X-men e no Quarteto Fantástico, mas não posso afirmar isso. Talvez vocês concordem comigo, mas para isso vocês precisam ler o livro primeiro. rsrs Nem preciso dizer que eu recomendo esse livro com certeza, né?

Confira como foi a sessão de autógrafos com a autora Tahereh Mafi:
http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2012/07/titulo-sessao-de-autografos-com-autora.html

Informações sobre o livro:

- Título: Estilhaça-me
- Escritor: Tahereh Mafi
- Editora: Novo Conceito
- Páginas: 304
- Ano: 2012
- Onde comprar: Saraiva, Livraria da Travessa

Bjs

Gabi Lima

15 comentários:

  1. Tenho uma vontade muito grande de ler esse livro ainda mais depois de ler tantas resenhas boas e maravilhosas como a sua beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( retribui a seguida e o comentário :D )

    ResponderExcluir
  2. A capa é linda!! Me parece ser um livro que mistura romance com suspense. Será?
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é super X-men. kkkkkk
    Eu o adoro! Estou louca para ver a continuação.
    Amei a resenha!!

    bjus

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li esse livro e ele é um dos que espero ler ainda esse ano. Gostei imensamente da capa. Ela á linda. A resenha está muito bem elaborada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro logo pela capa,depois de ler a sinopse curti mais ainda e por fim a resenha ficou ótima.
    Parabéns Gabi!
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. gatinha!!!!
    Você ganhou a promoção de marcadores lá do blog.
    Passa lá e dá uma conferida:
    http://www.terradecarol.blogspot.com.br/2012/11/resultado-da-promocao-de-marcadores.html

    ResponderExcluir
  7. Gabi!
    Realmente a história da protagonista é cheia de novidades no decorrer do livro. Literatura distópica esta em alta. Achei bem criati a narrativa e cheia de emoção.
    Muito boa sua resenha.
    Desejo uma ´´otima semana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. sabe que ainda não consegui ler esta série? Pois é. E lendo sua resenha vi o quanto estou perdendo da história. Quero ver se esse ano consigo ler e conhecer os personagens que tanto ouço falar em resenhas. A história já me conquistou só nas resenhas. Adorando isso. beijos.

    ResponderExcluir
  9. Este livro realmente me chamou a atenção da primeira vez que eu o vi! Preciso dele. \o/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu quero muito ler esse livro e sua resenha me deixou mais curiosa!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, me despertou a vontade de lê-lo. Add a minha wish list!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro foi um dos que mais me prendeu em 2013, tanto que li o Liberta-me em uma velocidade incrivel, é mto bom! Recomendo a todo mundo ler o conto Destrua-me na visão do Warner da história, é apaixonante <3

    ResponderExcluir
  13. Queria muito esse livro, eu ganhei o 2º livro da série!! Queria ler do primeiro pra não me perder, a história parece muito boa!

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu ameeii! Esse livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Assim que terminei de ler Estilhaça-me eu corri para baixar em pdf o Liberta-me e quer saber, os dois são incríveis!!! Maravilosos. Quero muito que a Juliette e o Warner fiquem juntos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...