Na minha última wishlist coloquei que estava louca para ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, ainda mais depois de tudo o que meu amigo Fábio falou sobre ele. Pois bem, o Fábio resolveu me emprestar o livro e simplesmente me apaixonei pela história. O universo criado por Douglas Adams é fantástico!
A história começa com Arthur Dent, um homem de 30 anos que mora no Inglaterra. Ele acorda e descobre que sua casa está prestes a ser demolida e ao questionar sobre isso, o chefe da demolição diz que o projeto estava no prédio do governo há meses e ele não viu porque não quis. Arthur se deita no chão impedindo a demolição. Logo depois aparece seu amigo Ford Perfect dizendo que precisa conversar com ele. O conteúdo dessa conversa? Simples, o planeta Terra está prestes a ser destruído. Os Vogons, alienígenas, resolvem demolir a Terra para construir um desvio, igual a história da casa de Arthur (aí somos apresentados a uma das ironias de Douglas Adams).
Ford Perfect, que é o habitante de um planeta perto de Betelgeuse, e Arthur conseguem escapar antes que a Terra seja destruída e é aí que a aventura dos dois começa. Alguns podem estar se perguntando ‘e o tal Guia do Mochileiro das Galáxias?’. Bom, Ford não estava no planeta Terra só a passeio, ele trabalha coletando informações para compor o Guia do Mochileiro das Galáxias, uma espécie de enciclopédia sobre o universo, mas que possui dicas práticas e informações importantes para quem quer passear pelo universo gastando menos de 30 dólares altairenses por dia (o que deve ser bem barato).
Ao longo do livro vemos alguns verbetes desse Guia sobre assuntos diversos como a preparação de um drink e a história sobre cachalotes e o jarro de petúnias. Alguns podem achar que isso não tem nada haver com a história, mas acreditem, Douglas Adams não coloca essas coisas só para ser engraçado ou “encher linguiça”, elas possuem ligação com acontecimentos que aparecem a posteriori.
Douglas Adams foi muito inteligente, divertido e criativo nesse livro. Ele aborda temas da filosofia, história, matemática e ciência como um todo de forma bastante leve e com toques de divertimento. Enquanto lia lembrei muito das minhas aulas de filosofia (só nas partes que ele fala sobre filosofia, é claro). Não precisa ficar assustado, vocês não vão precisar relembrar das aulas para entender o que ele escreve. A criatividade de Adams é realmente incrível. Exemplos disso é a nave movida à improbabilidade infinita e o peixe babel que funciona como um tradutor dentro da nossa cabeça.
Para entender todo o universo criado por Adams, precisamos avançar na leitura com calma, pois somos introduzidos nesse mundo da mesma forma que Arthur Dent, ou seja, tudo já ‘existe’, mas nós só estamos descobrindo isso agora, então as vezes ele fala sobre alguma coisa a qual ficamos pensando ‘mas de onde isso surgiu?’. É como se resolvêssemos ir para o Japão sem saber a língua e a cultura local, ou seja, tudo já existe e cabe a nós, estrangeiros, assimilarmos aos poucos esse novo universo. Deu pra entender? Acho que me enrolei um pouco para explicar. rsrs Enfim, é isso.
Depois de ler esse livro vou sempre carregar uma toalha comigo. Não entendeu esse último comentário? Então comece a ler o livro agora! Esse livro é muito bom! Não vejo a hora de ler os outros (é uma trilogia de cinco livros, como diz na capa). Quem já leu diga o que achou e quem não leu só digo para não perder tempo e começar a ler agora mesmo.
Informações sobre o livro:
- Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Vol. 1
- Escritora: Douglas Adams
- Editora: Sextante
- Páginas: 156
- Ano: 2009
- Onde comprar: Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino
Bjs
Gabi Lima
Hey,
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas quero muito ler ;D Essa série vira e mexe está em promoção lá no Submarino. Dá próxima vez que tiver - e eu tiver dinheiro, claro, rs - vou comprar :)
Resenha muito boa ._.
Abraços,
Yago.
Finalmente resenha de um livro que eu já li. hahaha
ResponderExcluirEsse livro é maravilhoso. A forma como o Douglas Adams inclui criticas sociais e, principalmente, contra toda a burocracia humana na sua história de forma hilariante é sensacional. O cara é um gênio, leitura obrigatória.
Ps: Eu tenho o 2º livro da série, se quiser emprestado, só gritar. :D
Eu absolutamente adorei o 1º livro da série, achei o 2º médio e odiei o 3º (tanto que não quero ver o 4º nem pintado de ouro), haha..
ResponderExcluirRespondendo à sua pergunta, não acho que tenha plaqunha de letras mas tem tutorial aqui: http://www.youtube.com/watch?v=2kcdt4_5Ncc
Beijinho, querida!
Mari do Felizvros
www.felizvros.com