quarta-feira, 13 de abril de 2011

[Resenha] Diários do vampiro – O despertar

Olá!

Demorei um pouco, mas finalmente terminei de ler Diários do Vampiro – o despertar. Esse é o primeiro livro da série escrita por L.J. Smith e que ganhou uma versão para a televisão. Quando comecei a ler o livro, achei que ele seria não igual, mas pelo menos parecido com a série, mas não é assim. Para começar a Elena/Katherine, que na série é morena, no livro é loira, além de outras diferenças na própria história e na personalidade de alguns personagens. Mas não adianta nada eu falar sobre as diferenças sobre a série televisiva e o livro sem antes contar a história do livro, não é?

O DespertarO livro conta a história de Elena, uma jovem que perdeu os pais há pouco tempo e precisa voltar para a escola tentando se adaptar a nova vida. Ela vive em Fell’s Church com a tia, o tio e a irmã mais nova. No seu primeiro dia de aula ela fica fissurada em Stefan Salvatore, um aluno que veio da Itália que é totalmente misterioso. Ela não descansa até conseguir se aproximar e descobrir tudo sobre ele, mas a oportunidade só aparece num baile no qual ela bebe bastante e vai com um garoto e outro casal para um cemitério. Lá ela é quase violentada pelo garoto quando Stefan chega para salvá-la. A partir daí a história se desenrola com vários mistérios, pois desde o início das aulas várias pessoas tem sido atacadas e ninguém sabe porque ou por quem. Elena e Stefan se aproximam cada vez mais e aos poucos ela descobre porque Stefan é tão distante de todos, além de descobrir ele é um vampiro. Além disso, Stefan e Elena veem sempre um corvo observando-os, mas na verdade ele não é um corvo comum…

Gostei do livro, só achei que em algumas partes a história ele poderia ter se desenrolado de forma mais dinâmica. Com relação a série não posso dizer muita coisa, já que só vi até o 5º episódio por pura falta de tempo. Mas pelo pouco que vi pude notar algumas diferenças, como o já mencionado cabelo da Elena,  além da personalidade de Elena que é diferente, o fato de no livro ela ter uma irmã e na série ela ter um irmão, entre outras diferenças. Na versão em português achei alguns erros na publicação, mas foram bem poucos.

Talvez eu leia os outros livros da série, mas não garanto nada. rsrs

Ah! Finalmente falei com o Markus Thayer sobre a pronúncia de Hathor e ele me falou que fala-se ‘átor’. Tirei a dúvida de vocês? =) No próximo post  faço a promoção dos marcadores, além de falar sobre as novas parcerias. Não se esqueçam da promoção do livro “A morte do cozinheiro” que vai até o dia 16/04.

Informações sobre o livro:

- Título: Diários do Vampiro - O despertar
- Escritora: L.J. Smith
- Editora: Galera Record
- ISBN: 9788501086150
- Páginas: 236
- Ano: 2009
- Onde comprar: Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino

Bjss*

Gabi Lima

11 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Gabi! Já li Diários do Vampiro, mas só gostei dos 4 primeiros volumes. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca me interessei em ler Diario dos Vampiros e infelizmente sua resenha não me fez mudar de opinião. Quanto a pronuncia de Hathor, eu prefiro chamar de Rátor mesmo... pra mim fica menos feio!
    já viu a promo do blog? corre la!
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gabiiiii, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, sou viciado na série de TV e ainda acho que lerei O Despertar, ainda que tenha muito receio de estragar meu gosto por TVD. Essa da Elena original ser loira e ter uma irmà eu não sabia mesmo O.o
    Outro dia vi no Leitura.com um estojo com os quatro primeiros livros da série por R$60,00, quase comprei, mas não estava preparado ainda para ler isso - vai saber o que pode mudar no meio jeito de ver a série, não é mesmo?
    Que bom que eu sempre pronunciei 'Hathor' certo né, o nome do Markus já é diferente, o do livro então... USHAUSHAHSAUSHAH, mas está super na minha Wishlist \o
    Estou quase na metade de 'Destino' e NADA de interessante ocorreu, está realmente um tédio ;s
    Como está a leitura de '2O12'? /beijos

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de te avisar né?!!
    Mais vai lá ,o Meme também é seu.

    Bjos

    http://almadeleitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha =)
    Quero muito ler essa série.
    bjs...

    Assunto sobre livros

    ResponderExcluir
  6. Ahh, adorei! Sempre gostei de ler coisas assim, que envolve mistério e aspectos sombrios, mas nunca me identifiquei com livros policiais. Quando li a saga Crepúsculo me apaixonei, por essa coisa de vampiros e tal. Mas ao conhecer a série Diários do Vampiro, nossa, superou de letra o crepúsculo (para mim). Talvez por que nesta série as coisas são um pouquinho mais realistas, já que o Crepúsculo parece um conto-de-fadas kkkk...
    Vou correr pra ler.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Ae, finalmente aprendemos a dizer Hathor! rs
    Quanto à resenha: você vai me desculpar pelo seguinte: tenho consciência de que seria interessante eu me aventurar um pouco mais nesse universo literário dos vampiros - mesmo que eu tenha dito mil vezes que não é minha praia, é sempre bom ler um pouco de tudo -, mas tem alguns detalhes que totalmente acabam com a minha vontade! Por exemplo: "No seu primeiro dia de aula ela fica fissurada em Stefan Salvatore, um aluno que veio da Itália que é totalmente misterioso."

    Sinceramente, já vi isso em zilhões de livros e filmes... Cadê a criatividade desses autores? Sua resenha ficou ótima, mas coisinhas assim me dão uma péssima impressão do livro... =/

    Beijão!
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu comecei a ler essa série, antes de assistir o seriado de tv, e posso dizer que quando percebi as diferenças (Elena morena e não loura, irmão ao invés de irmã, o nome da cidade, etc), me incomodou bastante ao ponto de eu detestar o seriado e não querer saber de ver mais.

    Mas depois de um tempo eu resolvi ver novamente, e colocando na minha cabeça que o seriado tem muita coisa diferente do livro eu acabei gostando, ou melhor amando. Hoje em dia é um dos meus seriados favoritos.

    Eu também adoro os livros. E esse primeiro, apesar de muitos não gostarem, eu adorei!!!!

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho os dois primeiros livros, peguei nenhum deles ainda.
    Mas minhas amigas me contam que a série é mil vezes melhor.! E eu não duvido! hahaha
    Sou viciada em TVD

    Ah eu tenho 21 anos achei O Diário da Princesa bem divertido. Gostei bastante :)
    Adorei a resenha
    bjins e bom final de semana.

    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Taí uma série que tenho um certo preconceito. =X
    Depois de ouvir tanta gente dizer que a série de tv era melhor que os livros e tal, acabei deixando de lado e não tive mais vontade de ler. =/
    Tenho os 4 primeiros volumes ali encostados na prateleira, mas não me chamam a atenção, sabe?
    Qualquer dia talvez pegue pra tirar minhas próprias conclusões. haha
    Gostei da resenha! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei o seu blog e estou seguindo
    juhlinhares.blogspot.com
    Beijos Juh

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...