domingo, 24 de abril de 2011

[Filme] Fantasia

Olá!

Primeiro quero desejar uma feliz Páscoa para todos. Espero que tenham curtido o feriado e feito que nem eu, descansado bastante. xD

Hoje vou apresentar para vocês um filme que vi como recomendação do meu professor da aula de História Audiovisual da música contemporânea. Na aula vi apenas uma cena que, provavelmente, todos já viram em algum momento, “Aprendiz de feiticeiro” que é a cena mais conhecida do filme, mas vou falar mais sobre ela daqui a pouco.

Criado por Walt Disney e seus desenhistas junto com uma grande orquestra dirigida pelo maestro Leopold Stokowski, o filme é a relação perfeita entre música clássica e animação. Os desenhistas escutaram as músicas escolhidas e imaginavam como poderiam representá-las em desenhos. O resultado foi um show de imagens maravilhosas que se encaixavam perfeitamente com o ritmo, a batida e o sentimento que a música nos passa. Fiquei super feliz ao ver algumas cenas que foram usadas para o início do meu vídeo de um ano (cena das flores dançando) e do vídeo de um ano da minha irmã (os cavalinhos alados no seguimento que fala sobre a mitologia grega). Claro que nos nossos vídeos não colocaram a música clássica, ao invés disso colocaram, se eu não me engano, músicas da Xuxa que infelizmente não se encaixaram tão bem quanto as músicas originais. Mas no filme não aparece apenas os desenhos com a música de fundo, aparecem também os músicos e o maestro com um jogo de luzes e sombras perfeitos que se encaixam direitinho com a batida das músicas.

 

Em 1999, foi criado o filme Fantasia 2000 que possui o mesmo conceito de Fantasia: unir música e desenho. Em Fantasia 2000 temos novos desenhos junto com novas músicas, a não ser o “Aprendiz de feiticeiro” que também aparece nesse. “Aprendiz de feiticeiro é a história principal e mais conhecida, além de ser a única (pelo menos no filme de 1940) na qual aparece um personagem conhecido da Disney. Nessa história, Mickey é um empregado que busca água para o mago para o qual trabalha. Quando o mago vai descansar, Mickey pega seu chapéu e coloca uma vassoura para fazer seu trabalho em quanto ele dorme. No seu sonho ele torna-se um feiticeiro/maestro que rege as estrelas, o mar e as nuvens, tudo de acordo com a música. Quando ele acorda está tudo inundado e ele tenta parar a vassoura, mas não consegue e a situação só piora até que o mago acorda e resolve tudo mandando o Mickey voltar ao trabalho.

Nos dois filmes a história final é maravilhosa. Em Fantasia, fala-se sobre o bem e o mal, com representação de demônios, etc. Já em Fantasia 2000, nos é mostrada cenas de devastação completa feita por vulcões e depois o lindo despertar da mãe natureza fazendo com que tudo volte a ter cores e vida. Vale a pena ver o filme e perceber essa ligação especial que existe entre a música e os desenhos.

E aí? O que acharam da crítica? Se alguém já viu conte o que achou. Ah! Não deixem de participar da promoção de livretos e marcadores! Acaba dia 30/04.

Informações sobre o filme

Título Original: Fantasia
País de Origem: EUA
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de estreia no Brasil: 1940
Direção: Ben Sharpsteen, etc

Bjss*

Gabi Lima

10 comentários:

  1. Sendo Wald Disney a gente já cria expectativa boa, e a sua resenha ajudou a deixar mais com vontade de ver, adoro animacoes!

    Beijinhos, boa semana!
    * Já te dei feliz páscoa no post debaixo, mas feliz páscoa novamente!!!

    ResponderExcluir
  2. Críticas de clássicos são sempre fodas, ainda mais de um como Fantasia. Muito bom, muito bom. :D

    ResponderExcluir
  3. Own que coisa fofa!
    Adoro o Mickey, mas ainda não assisti Fantasia.
    Parece que vai ter um filme sobre isso de novo.

    Ah eu não sei se quero assistir Eu Sou o Número Quatro ou ler o livro...
    sei lá ainda não me atraiu.
    Mas é eles aproveitam tantam os efeitos que esquecem de contar a estória em si né?
    fail

    bjs

    Nana
    Obsession Valley~*

    ResponderExcluir
  4. Apesar da critica ter sido muito boa, desenhos não são para mim.
    Não sei o que acontece, mas não consigo assistir desenhos.
    o único que eu gosto é Toy Story. e de vez em quando um ou outro me chama atenção =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo elogio ao layout Gabi, eu também gostei bastante, mais leve e facilita a leitura.
    Ah, e quanto ao livro 2012 nao ser o mesmo do filme, eu vi mesmo que nao é, porque do livro eu gostei da resenha, e o filme é uma M, opsss rss

    ResponderExcluir
  6. Oun *_* o Mickey!
    Adooooro qualquer coisa da Disney. Tudo é sempre tão mágico..

    bjinhuxxx
    Eu li e divulgo - http://euliedivulgo.blogspot.com/

    Novo Post: Na minha caixinha do correio 07

    ResponderExcluir
  7. Eu adoooro esse filme... fez parte da minha infância...
    Sua resenha está ótima
    =*

    Luiza Helena Vieira
    http://obsessionvalley.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. owwwn cara, eu amo a cena das vassouras com a água. HIAUSHEIUAH tbm pq nunca vi o filme e só conheço essa cena, kkkkkk. mas parece ser fofo demais, morro de vontade de ver, own :( rs

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa faz muito tempo que vi esse filme, se bobear foi quando eu ainda era criança, só sei se que adorei. E agora vendo seu post fiquei com vontade de assistir novamente!!!!!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  10. eu AMO esse filme!! Muito bom! Marcou minha infância!
    Não deixe de ver aprendiz de feiticeiro, filme também da Disney lançado ano passado. Tem várias referências ao clássico dos desenhos, principalmente a cena das vassouras! =D
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...