Olá!
O que você faria se a mulher/homem com quem você vive há anos está sofre um derrame? Como lidar com isso? Esse é o problema pelo qual Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) estão passando nesse filme.
Eles são um casal de aposentados que eram professores de música e moram sozinhos na França. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado, mas ela não gosta de hospitais e pede para o marido não levá-la para lá nunca mais. Então ele passa a cuidar dela em casa e a cada dia ela piora mais.
Com certeza tem amor nesse filme, principalmente da parte de Georges que vê sua esposa perdendo a consciência e os movimentos a cada dia sem poder fazer nada para ajudá-la. A paciência dele e o jeito como trata a esposa são realmente tocantes. Fiquei com muita pena dos dois e me fiz as perguntas com as quais comecei esse post.
Emmanuelle Riva fez muito bem o papel. Em certos momentos tive que lembrar que ela estava apenas atuando. rsrs Jean-Louis Trintignant também atuou muito bem e conseguiu mostrar o quanto o amor entre Georges e Anne é grande. A filha deles, que aparecia de vez em quando, foi só um elemento a mais, pois não fez muita diferença na história (até porque ela não era o centro do filme) e não me passou emoção nenhuma. Tinha partes que me faziam duvidar se estava realmente preocupada com a mãe.
O filme inteiro é muito bom, mas algumas partes foram muito paradas e desnecessárias. Um exemplo é uma cena na qual fica mostrando vários quadros demorando quase meio minuto em cada um. Talvez tenha um significado por trás disso, mas não sei qual.
“Amor” é um filme austríaco e francês lançado no Brasil no início de 2013 e foi um dos indicados ao Oscar 2013 nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro original e melhor filme estrangeiro sendo este último a única categoria que ganhou.
Informações sobre o filme
Título no Brasil: Amor
Título original: Amour
País de Origem: Áustria, França
Gênero: Drama, Romance
Tempo de Duração: 124 minutos
Ano de estreia no Brasil: 2013
Direção: Michael Haneke
Beijos,
Oi Gabi :D
ResponderExcluirAchei bem interessante esse filme; tinha ouvido falar dele por causa do Oscar ^^' (e acho que mereceu ganhar na categoria de melhor filme estrangeiro ^-^); vou tentar assistir.
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/
Filme não me chamou muita atenção, talvez por ser o lado do amor dos idosos eu tenho a impressão que o filme é parado.
ResponderExcluirhttp://leituramagnifica.blogspot.com.br/