segunda-feira, 19 de agosto de 2013

[Resenha] Bruxos e Bruxas

Olá!

Recebi o livro Bruxos e Bruxas através da parceria com a Editora Novo Conceito e estava super ansiosa para ler, pois se trata de bruxos e por ter sido escrito pelo James Patterson. Só li um livro dele, além desse, e gostei bastante, então minhas expectativas estavam lá em cima. Infelizmente elas não foram correspondidas. Vocês vão entender ao longo da resenha.

Bruxos e BruxasBruxos e Bruxas é o primeiro livro da série que fala sobre os irmãos Wisty e Whit Allgood que tem sua casa invadida por soldados que os prendem sob a acusação de bruxaria. Num primeiro momento eles não entendem porque estão sendo acusados, pois nunca tinham feito nada de errado, mas de repente alguns poderes se manifestam em Wisty como ficar invisível e pegar fogo.

Mesmo assim eles não conseguem fugir e vão parar na prisão. Seus pais entregam uma baqueta e um livro em branco para eles coisas que parecem ser inúteis num primeiro momento, mas depois ganham sentido na história. Eles vão para um hospital psiquiátrico que aprisiona várias crianças e adolescentes com a mesma acusação. Nessa prisão eles descobrem mais sobre os seus poderes e ficam cada vez mais fortes (magicamente falando).

Parece que é uma história do século XVII com pessoas sendo acusadas de bruxaria, né? Mas na verdade essa história se passa em um futuro distópico que é governado pela Nova Ordem, um governo ditatorial cheio de regras e comandado pelo Único que é o Único. A descrição desse mundo é algo assustador e nos faz pensar como essa Nova Ordem conseguiu tomar o poder.

A história em si é legal, mas algumas coisas não me agradaram. Por exemplo, Wisty e Whit não sabiam que tinham poderes, só com 15 e 17 anos, respectivamente, que eles descobrem quando os soldados aparecem na casa. Achei meio forçado. Fala sério! Eles nunca tiveram nenhum episódio do estilo “Harry Potter antes de descobrir que era bruxo”?

Outra coisa que não gostei foi a construção dos parágrafos. Entendo que a história é narrada segundo o ponto de vista deles (os capítulos se alternam entre a visão de Wisty e Whit), mas precisavam colocar frases tão curtas “era.se.escrevesse.assim”. Ah! O último ponto negativo é que do primeiro epílogo para o último (sim, há dois epílogos) não há uma explicação para o que aconteceu. Parece que eles queriam apenas retomar de alguma forma o prólogo, mas fizeram de uma maneira muito ruim.

Tirando esses pontos o livro é bem legal. Cada capítulo terminava de uma maneira que me deixava curiosa para saber o que aconteceria no próximo. O fato dos capítulos serem pequenos também ajudou na leitura rápida do livro. Mas a parte mais legal são as referências com elementos da nossa realidade que aparecem no anexo que tem no final. Lá vocês encontram livros, artistas, museus, etc que foram proibidos pela Nova Ordem. Por exemplo, o livro “Harry Podre e a Ordem dos Idiotas”, ou a artista Freida Halo. Alguns desses aparecem no decorrer do livro e é muito engraçado ver essa ligação com o nosso mundo.

Agora só posso esperar pelos outros livros da série para ver se os problemas que apontei são solucionados ou se continuam a mesma coisa. Realmente espero que melhorem.

Informações sobre o livro:

- Título: Bruxos e Bruxas
- Escritor: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
- Editora: Editora Novo Conceito
- Páginas: 272
- Ano: 2013
- Onde comprar: Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino

Beijos,

assinatura (2)

5 comentários:

  1. Nossa sério, eu já desisti desse livro, acho que de 10 resenhas que eu li apenas uma dizia algo realmente bom dele! Eu esperava tanto desse livro, tipo gente é sobre bruxos né, o que é isso, quem é que não gosta de bruxos?!?! E com aquela propaganda toda, aquela divulgação sensacional, a decepção foi muito maior!
    Não sei, acho que só um milagre mesmo para que eu dê uma chance ao livro :/
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, eu gostei muito deste livro, achei rápido e ágil, com alguns pontos negativos, mais no geral eu gostei muito e estou ansiosa pela continuação..
    Ótima Resenha..

    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabi :D
    Estou louca para ler esse livro desde que o ganhei no sorteio do clube (só falta arrumar tempo ^^'). Pena ter essas falhas, mas parece ser bem legal :)
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos e tenha uma ótima semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, pessoa, como você foi boazinha! Já estou me sentindo acuado para publicar minha resenha depois dessa, mas tudo bem xD Não cheguei a reparar nessas frases curtas que te incomodaram, pois estava muito ocupado odiando do aquele espetáculo de amadorismo. Sério, o que foi que a Novo Conceito viu naquilo? Só nome de autor famoso pra vender e 95% dos leitores depois virem reclamar? É nonsense. Enfim, gostei da sua sinceridade e o modo como apontou os raros pontos positivos, os anexos ao final é um bom exemplo, mas quando eles começavam a querer explicar demais lá, a coisa degringolava novamente. Taí uma série que não vou continuar, nem ao menos pela curiosidade que sempre me incentiva.
    Ah, gostei um tantão da nova assinatura dos posts!
    Um beijo;

    # Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!
    Eu tinha expectativas super altas em relação a esse livro, mas já li tantas resenhas negativas que até perdi a vontade de ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...