sábado, 31 de dezembro de 2011

Especial de Final de Ano

Oi pessoal!

O ano está acabando e estão chovendo retrospectivas pela blogosfera, até eu fiz uma no post passado. Mas agora quero fazer algo diferente. Esse é um post falando de um tema que esteve muito presente (pelo menos para mim) esse ano: Harry Potter. De onde veio a inspiração para escolher esse tem? Simples, na quinta feira (29/12) fui na casa da minha amiga Karine assistir junto com ela, Giselle e Filipe todos os filmes da série Harry Potter (só não assistimos o Enigma do Príncipe, pois não tínhamos o dvd. =/ ). Bom, então vamos  ao que interessa, né? rsrs

Harry Potter, como todos devem saber, é um menino que perdeu os pais quando tinha apenas 1 ano e teve que morar com os seus tios que o tratavam muito mal. Com 11 anos ele descobre que é um bruxo e é chamado para entrar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A partir daí ele faz vários amigos, se mete em um monte de confusões e precisa derrotar o bruxo das trevas mais temido (o qual matou seus pais) Lord Voldemort. Esse é só um resumo muuuuito rápido da história, o legal é acompanhar cada um deles.

J.K. Rowling foi quem criou esse mundo fantástico que a cada livro nos deixava mais apaixonados e fascinados. São sete livros da série com mais três que estão diretamente ligados (Animais fantásticos & onde habitam; Quadribol através dos tempos; e Os contos de Beedle, o Bardo). Mas não me prenderei tanto aos livros, quero falar mesmo é dos filmes que são oito (o sétimo livro foi dividido em duas partes).

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Começamos com Harry Potter e a Pedra Filosofal dirigido por Chris Columbus. Esse é o primeiro ano de Harry em Hogwarts no qual ele descobre que é ‘o menino que sobreviveu’, sobre a Pedra Filosofal e vê pela primeira vez Voldemort. CDSC03751omo esse é o primeiro filme, muitas partes de computação gráfica são meio ‘capengas’. Um exemplo disso é a primeira aula de voo na qual Neville perde o controle da vassoura. Na hora que ele cai dá para perceber que não é realmente ele e sim uma animação. Deixando isso de lado o filme é bom e provavelmente é o que eu mais sei as falas. rsrs  Há ainda referências a coisas que só vão aparecer nos próximos filmes como o prêmio que Tom Riddle recebeu por serviços prestados a Hogwarts (referência a Harry Potter e a Câmera Secreta). Na imagem ao lado dá pra ver mais ou menos esse prêmio.

 

Harry Potter e a Câmara Secreta

justinoNesse filme dirigido também por Chris Columbus, vemos a volta dos alunos a Hogwarts. A parte de computação gráfica melhora e o pessoal da parte de arte  trabalhou muito bem fazendo os bonecos dos personagens que foram petrificados. Parecem realmente reais. Nesse filme descobrimos um pouco mais dobre a história de Hogwarts e pela primeira vez vemos a casa de Rony, a Toca. Conhecemos também o elfo doméstico, Dobby que tem papel importante tanto nesse quanto nos próximos filmes.

 

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Esse terceiro filme foi dirigido por Alfonso Cuarón que deu seu toque. Nesse filme Harry descobre que tem um padrinho e que foi ele quem entregou seus pais a noitVoldemort, mas a história não é essa. Quem traiu os Potter foi Pedro Pettegrew, o rato de Rony. No final, Pedro foge e Sirius (padrinho de Harry) consegue ficar longe dos dementadores. Acho que esse filme teve vários problemas, como o Mapa do Maroto, pois eles não explicam que os marotos são o pai do Harry junto com seus amigos. Ainda nesse filme conhecemos o Nôitibus Andante, um ônibus roxo que leva transporta os bruxos para qualquer parte do mundo. Uma curiosidade sobre esse ônibus é que  pegaram um ônibus de dois andares de Londres e colocaram a parte de cima de outro ônibus desse, dessa forma o Nôitibus ficou com três andares (ver imagem ao lado). Esse também é o primeiro filme que mostra o vilarejo de Hogsmead que foi construído em tamanho real e em maquete para cenas aéreas. Ah! Não podia deixar de falar sobre Alan Rickman (Snape) usando roupas femininas, hilário!

 

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Qdragãouarto ano do trio em Hogwarts que foi dirigido por Mike Newell. Dessa vez temos o Torneio Tribuxo e conhecemos outras escolas de magia. As tarefas são difíceis, mas Harry se sai bem, afinal tem a ajuda de vários amigos. É nesse filme que Voldemort  ganha corpo e o bruxo das trevas mais perverso ressurge. Gostei bastante desse filme. Cada animal criado, a entrada dos alunos de Durmstrang e de Beauxbatons, as tarefas, o surgimento de Voldemort, tudo muito bem feito. Só não gostei muito do Harry com cabelo grande. rsrs Ah! Não posso esquecer do baile de Inverno. Todos vestidos com roupa de gala e Hermione arrasando!

 

Harry Potter e a Ordem da Fênix

O medo de Voldemort cresce entre algumas pessoas, afinal o Minist800px-Blackfamilytreeootp1ério não acredita que ele tenha voltado. Em Hogwarts Dolores Umbridge assume e os alunos montam a Armada de Dumbleodore. Conhecemos nesse filme o Ministério da Magia e a casa dos  Black. Achei as duas muito legais, mas acho que podiam ter mostrado mais a casa dos Black. No geral David Yates fez um bom trabalho. Adorei a Tonks, a sala da Umbridge, a interpretação de Helena Bonham como Belatriz Lestrange, a evolução da Armada de Dumbleodore, …Enfim, tudo. xD

 

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Acho que esse é um dos filmes mais parados, mas um dos que mais possui carga de harry_dumbledore-caverna-HP6 informação. Mais uma vez David Yates fez um bom trabalho. Voldemort começa o seu novo reinado de terror e agora todos sabem disso. As cenas são mais sombrias demonstrando o medo que circula, mas possui algumas partes que nos fazem rir como a loja dos Weasley, o jeito que Harry fica quando toma Felix Felicis e a paixonite de Rony depois de tomar a poção do amor. Dumbleodore já começa a dar sinais de sua velhice e de que em breve morrerá (o que realmente acontece no final do filme). Nesse filme também conhecemos um pouco mais sobre a Voldemort e iniciamos a busca pelas Horcruxes. Uma coisa que eu não gostei foi a cena que Dumbleodore morre. No livro Harry está embaixo da capa da invisibilidade e não reage pois está petrificado. No filme é diferente e isso acaba tirando um pouco da veracidade das ações de Harry, afinal, se ele visse que iam matar Dumbleodore ele não ficaria parado.

 

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Dividido em duas partes dirigidas por David Yates contando o final da série. A maioria das imagens desses filmes é feita em cenários fora de Hogwarts muito lindos. Após a morte de Dumbleodore, Harry, Rony e Hermione vão atrás hp7hd4das outras Horcruxes e descobrem a existência das relíquias da morte (Capa da Invisibilidade, Varinha das varinhas e Pedra da ressurreição). Ocorrem muitas mortes, umas mais emocionantes e tristes que outras. Confesso que chorei com a morte de Dobby no primeiro e com a cena que mostra os mortos no salão principal no segundo filme. Mas esses filmes não são só tristeza. O uso da poção polissuco por Harry, Rony e Hermione, a dança de Harry e Mione e os “sete Potter”, são exemplos de cenas engraçadas. E o Snape? Não tem como não se apaixonar por ele, afinal conhecemos o seu passado com a Lílian e tudo o que ele fez para salvar o Harry. Na minha opinião esses dois foram os melhores filmes.

 

Os personagens

Com o passar dos anos vemos a evolução dos personagens e dos atores. No início eles eram crianças tanto no jeito quanto nas roupas. Tudo é novo tanto para eles quanto para nós os espectadores. No terceiro filme vemos uma evolução deles. Agora são pré adolescentes que se preocupam mais com o que está em volta deles e começam a se rebelar contra a opressão. No quarto e no quinto filme isso fica mais evidente. Em Cálice de Fogo os cabelos e as roupas estão num estilo mais rebelde caracterizando a fase da adolescência, afinal eles estão com uns 14 anos nesse filme, além disso começam as paixões como a de Harry por Cho Chang. O sexto filme já mostra os personagens entrando numa fase mais jovem, na qual os só pensam em namorar. Nos últimos filmes eles já estão mais adultos e tomam suas próprias decisões.

 

Algumas curiosidades:

- O Salão Principal foi inspirado em um salão em Christ Church, Oxford.
- Robie Coltrane (Hagrid) possui um dublê de 2,08 metros para cenas mais longe.
- A maquete do Castelo de Hogwarts foi elaborada na escala 1/24
- A neve na maquete é de um tipo de sal que depois é removido com aspirador de pó e demora aproximadamente duas semanas para limpar toda a "neve"
- O primeiro esboço do terreno de Hogwarts foi feito por J.K. Rowling
- Helena Bonham (Belatriz) perfurou o tímpano de Matthew Lewis (Neville) no quinto filme
- Em O Prisioneiro de Azkaban, Warwick Davis (Profº Flitwick) deveria interpretar um personagem diferente. Como a caracterização ficou boa, ele continuou com esse figurino nos outros filmes.
- Fizeram um boneco em tamanho real de Tom Felton (Draco Malfoy) para Hagrid segurar no terceiro filme.
- Miranda Richardson (Rita Skeeter) se inspirou em Hedda Hopper para a sua personagem
- Shirley Henderson (Murta que geme) tinha mais de 30 anos quando interpretou o fantasma.
- O abraço que Voldemort dá em Draco no último filme não foi programado, simplesmente aconteceu.
- Evanna Lynch (Luna) era uma fã declarada da série Harry Potter antes de ser chamada para interpretar
- Emma Watson (Hermione) não queria abraçar Daniel Radcliffe (Harry) em Câmara Secreta, pois estava afim dele
- Para Ralph Fiennes se transformar em Voldemort foram usados adesivos em todo o rosto para o efeito de cromaqui
- Os filhos de Warwick Davis aparecem como duendes figurantes no último filme.
- No final do dvd do segundo filme há uma cena extra.

 

E agora?

Com o fim da série os fãs ficaram com um vazio, afinal nada poderá substituir o mundo mágico de Harry Potter. Para diminuir um pouco a tristeza dos fãs, J.K. criou o site Pottermore que possui conteúdos inéditos sobre a história, além de fazer uma viagem por cada livro (até agora só o primeiro livro está liberado). Outra novidade, essa não sei se é realmente verdade, mas vi no site Filmow que a Warner Bros junto com a J.K. estão criando um documentário sobre Harry Potter chamado  “Harry Potter – Uma história” com materiais inéditos, falas de atores, roteiristas,… um prato cheio para quem é fã.

E não para por aí. Quando Harry Potter e as relíquias da morte parte 1 foi lançado, surgiu o livro “Harry Potter. A Magia do cinema” que vem contando sobre os filmes e trás materiais como o convite para o baile de inverno, a carta de convocação para Hogwarts e o Mapa do Maroto. Agora que a parte dois foi lançada, surgiu um novo livro muito mais completo, mas que não vem com esses “brindes”. O nome é “Harry Potter – Das páginas para a tela” que eu consegui comprar ontem por R$58,60. *-*

Mesmo que a série tenha acabado os fãs não deixaram a magia morrer, e como disse J.K. “Se você voltar através das páginas ou dos filmes, Hogwarts sempre estará lá para lhe receber.”

Bjs

Gabi Lima

6 comentários:

  1. Tenho uma certa curiosidade para começar a ler Harry Potter, mas nunca corri atrás porque o gênero não me atrai. Enfim, espero em 2012 conseguir ler pelo menos o primeiro livro da série! :D




    Tenha um 2012 incrível: cheio de esperança e sonhos a ser realizados! =]
    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Buáááá!!!!!!!!!! Gabi, me segura! Chorei tanto com o "fim" de Harry Potter, se é que realmente acabou, porque para nós Pottermaníacos, só está começando. Enfim, eu AMO Harry Potter e tenho o Rony e a Mione como personagens prediletos, foi por causa dessa saga que eu me interessei em ler e está presente desde a minha infância... Ainda estou com lágrimas nos olhos...

    Beijos,
    Ademilson
    http://livrosdoad.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei...minha irmã que é louca por Harry Potter!Bom Ano Novo!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei o tema dessa postagem,sou super fã da saga Potteriana,li todos os livros e assisti a todos os filmes na estréia.
    Espero que J.K.Rowling não deixe a magia morrer e nos surpreenda com algo novo.
    A nostalgia bateu tão forte que acho que vou ler tudo de novo e rever os filmes.
    Forte Abraço Gabi...Um Feliz Ano Novo!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã tem todos os filmes do HP, e eu não vi nenhum deles. Até meus filhos já assistiram, e eu nem sei porque o meu desinteresse em relação a esta série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. UHU!!!! ADOREEEEEEI O POST!

    Nada melhor que o assunto Harry Potter! hehehe! E o mais engraçado é que meus amigos e eu estamos falando sobre se juntar para olhar todos os filmes faz tempo e ainda não aconteceu... mas agora vejo que é possível!!! hahaha

    Muito legal o post! Saudades de ler os livros do HP :/ Marcaram a vida!

    Beeijos,

    Camila

    http://www.habitosinteressantes.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...