sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Resenha do livro “Bilionários por acaso” e crítica do filme “A rede social”

Olá pessoal!

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que achei fantático: “Bilionários por acaso. A criação do facebook”, junto com a crítica do filme “a rede social”.Como a entrega do Oscar untitledestá chegando, resolvi postar essa resenha/crítica que já está pronta há um tempão. Sinceramente, não gosto muito de livros que contam a história real, mas essa não é uma história comum, parece mais uma grande fantasia. Se eu não soubesse que tudo isso realmente tinha acontecido (talvez não exatamente assim, já que o livro foi escrito baseado nas lembranças dos personagens), com certeza acharia que o autor tem uma grande imaginação.
O livro conta a história da criação do Facebook por jovens da Universidade de Harvard. O idealizador do site chama-se Mark Zuckerberg e a pessoa que investiu o capital inicial para a montagem e manutenção da empresa foi o brasileiro Eduardo Saverin. Ambos eram amigos e co fundadores do "TheFacebook", o qual mais tarde passaria a ser chamado apenas de Facebook.



A história é cheia de festas, ideias, bebidas, mulheres e brigas. O livro apresenta os personagens dessa trama de tal forma que faz com que nos perguntemos "o que isso tem haver com a história?" e logo depois a sua relação fica clara fazendo com que voltemos à história principal.

Informações sobre o livro:

- Título: Bilionários por acaso
- Escritor (a): Ben Mezrich
- Editora: Intrínseca
- Páginas: 228
- Ano: 2010
- Onde comprar: Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino

 

O filme “A rede social” foi criado baseado no livro, mas, ao contrário do livro, o filme se passa de uma forma menos envolvente. Achei que Mark foi até bem retratado com sua genialidade e seu jeito nerd tanto no jeito de falar quanto de se vestir, tanto que acho que o ator merece o Oscar, mas o filme não deixa a gente tão interessado quanto o livro. Não me levem a mal, o filme é bom, entretanto o livro é melhor.
Depois de ler o livro fiquei com raiva do Mark, achando-o um babaca. No filme ele também acaba como um babaca, mas não senti isso tanto quanto no livro, o que é uma diferença notável.

Enfim, não cabe a mim julgar qual dos dois é o melhor, sugiro que vocês façam os dois (ler o livro e ver o filme), tirem suas próprias conclusões e depois me contem. xD


Informações sobre o filme

Título no Brasil: A rede social
Título original: The social network
País de Origem: EUA
Gênero: Drama, comédia
Tempo de Duração: 121 minutos
Ano de estreia no Brasil: 2010
Direção: David Fincher

Ah! No próximo post vou colocar um meme que respondi e falar um pouquinhos sobre os novos parceiros do blog.

Beijos,

Gabi Lima

13 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela resenha.
    Ainda não vi e nem li o livro, mas darei um jeito nisso..hehehe

    bjinhuxxx
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para ler o livro... normalmente prefiro os livros aos filmes, sao muito melhores!
    Vamos combinar que esse cara é um gênio, eu tinha perfil há tempos no facebook, mas depois que comecei a usar, achei o Orkut uma coisinha de nada ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. ainda nao tive a chance de ver o filme e muito menos de ler o livro, ja baixei o filme, entao assim que eu assistir posso julgar melhor. O livro eh quase garantido q nao irei ler, tenho outras prioridades, hahaha
    bjuu

    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro e nem vi o filme. Mas sinceramente, não é o tipo de assunto que me cham atenção, esse livro pretendo não ler. Apesar de que vou ver o filme, para ter mais certeza, né, rs. Beijos

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabi!

    Super obrigada pela visita!
    Já estou te seguindo.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Também não vi o filme nem li o livro, mas me interesso bastante. Sinceramente, espero que não seja uma obra cheia de termos técnicos, mas mais dedicada a falar sobre a ideia e o crescimento do site. E esse filme foi indicado a mil e uma coisas, não foi? Tem de ser pelo menos razoável, rs.

    =**
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro ainda.
    Mas vi o filme realmente o Mark é um babaca...
    HAHA e tem gente que fica idolatrando ele por aí.
    O filme é ótimo, mas as atitudes do personagem que não são boas.
    Fiquei com vontade de ler o livro!
    HAHAH obrigada pelos parabéns kkkkkkk

    Veja Black Swan sim, adorei!!!

    bjs
    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Queria ver esse filme,ainda irei ve-lo,mas como vc disse q o livro é melhor,talvez leia o livro antes para ver essa comparação...
    Contudo,nem sempre o filme é tão bom quanto o livro,sempre há aquela reclamações do filmes que ele cortam muitos detalhes ou adpatam certa ação ou caracteristica de personagem com o intuito de o filme ficar viável para a grande massa.

    beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi! Vi que você deu uma passadinha lá no papo, então vim olhar o seu blog. Gostei do estilo dele!
    Sobre o filme, já ouvi tantas opiniões contraditórias sobre esse filme que nem sei mais se me arrisco a ver. Quem sabe quando eu não estiver atolada de coisas para fazer, eu não paro e assisto, mas por enquanto, A Rede Social tá lá no fim da fila de filmes para ver!
    um forte abraço,
    Olivia

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabii! fiz um post no meu blog, indicando os blogs que mais gosto para receberem meu selo de qualidade, e indiquei o seu!
    depois da uma passada lá para pegar seu selo =)
    Beijos !

    ResponderExcluir
  11. Oi achei interessante seu blog!
    Estou seguindo!
    Adoraria te ver no meu cantinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. ooi gabii :)
    disse que assim que pudesse eu vinha ler o seu blog !rs
    olha, eu discordo quando vc disse que o ator merecia o oscar.Talvez pq eu seja mtmtmt criteriosa quando o assunto é o Oscar, rs.

    enfim, adorei todos os posts e voltarei sempre que puder .
    parabéns !
    bjs, Drii

    ResponderExcluir
  13. OI Gabi, estou fazendo a visita prometida. Gosto de ler os livros antes de ver os filmes, mas a minha vida anda tão louca que o tempo é curto, e muitas vezes tenho que inverter as coisas. Tenho uma curiosidade especial pela origem das coisas, ainda mais quando há intrigas no meio. Acho que vou fazer um esforcinho e ler o livro primeiro. Parabéns pelo blog. Sou irmã da ladyreapermc que escreve o Papo Nosense. Blogosfera pequena né?
    =D

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...