Olá!
Aproveitei uma promoção na Submarino e comprei os dois primeiros livros da trilogia Cinquenta Tons. Acho que todos já ouviram falar nesse livro, pois já vendeu milhões de exemplares no mundo inteiro e em breve vai virar filme. Então vocês devem imaginar a minha curiosidade para ler essa série, né?
Cinquenta Tons de Cinza é o primeiro livro da trilogia criada por E.L. James. Ele conta a história de Anastasia Steele, uma jovem de 21 anos que está terminando a faculdade de literatura, adora ler e nunca teve um namorado. A pedido de sua amiga Kate, Ana vai entrevistar o bilionário Christian Grey e assim que entra em seu escritório se depara com um homem jovem e muito bonito.
A partir desse dia ela não para de pensar nele e alguns dias depois eles se encontram e a atração entre eles é muito forte. Olhar para os olhos cinza de Christian é muito tentador para ela, mas ele é muito misterioso e as vezes frio. Mesmo assim Ana fica cada vez mais encantada por ele e começa a entrar em um jogo perigoso. Christian não é um homem comum. Ele tem um gosto exótico para o sexo. Ele pratica o chamado BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) e possui uma série de regras para isso querendo que Ana seja sua submissa. Será que ela vai aceitar tudo o que ele deseja?
Quando peguei o livro pensei que só teria cenas de sexo totalmente estranho que me deixaria até com medo de tentar imaginar como seria fazer isso, mas não é bem assim. O narrador do livro é Ana, então ele está muito mais voltado para o que ela sente e pensa em relação a Christian do que realmente para o sexo. O que não é uma coisa ruim.
Ana é muito insegura e tímida. No início do livro não pude deixar de me comparar a ela em alguns aspectos, mas no decorrer da leitura percebi que ela é meio chata de vez em quando e tem muito medo de expor os seus sentimentos. Essa parte eu até entendo, pois Christian é muito bipolar, uma hora está rindo e no segundo seguinte está sério e frio.
A maioria das pessoas ao pegar o livro acha que ele se trata só de sexo e não vou negar dizendo que tem muito sexo na história, mas o que chama a atenção, pelo menos foi o que chamou a minha, foram os segredos de Christian. No decorrer do livro seu passado vai se revelando e assim vamos entendendo melhor o personagem. Esse negócio de ter algo a ser descoberto é que me deixou fascinada pelo livro a ponto de lê-lo em 3 dias.
A narrativa não é tão boa. Há muitas repetições que causam até um certo dejà vu de tão iguais as cenas. Ana fica o tempo todo pensando em Christian e não sabe dizer o que realmente sente em relação ao contrato de compromisso dele. Isso se arrasta por todo o livro e chega a se tornar um pouco cansativo, mas de repente ela começa a colocar um pouco dos seus sentimentos pra fora o que melhora um pouco a história.
Não sei se cheguei com muita expectativa, mas a história não me agradou muito, tirando a parte de descobrir sobre Christian, é claro. Acho que só pra poder saber mais sobre ele que eu vou continuar a ler. Sei que a curiosidade matou o gato, mas não consigo deixar de ler, simplesmente preciso saber. Parece até que voltei a ler a série Beijada por um anjo que também não é muito boa, mas envolve por causa do mistério.
A capa do livro é linda e simples. Faz lembrar muito o jeito de Christian e a gravata é uma referência que está presente em algumas partes do livro. A única coisa ruim na capa é que ela tem um material meio aveludado/borrachudo que fica todo manchado com o suor das mãos. Fora isso adorei a capa.
Não sei se tenho um personagem favorito nesse livro. Talvez Christian por ser misterioso, autoritário, possessivo, ciumento e ao mesmo tempo doce, sensível, carinhoso e sedutor. Algumas pessoas me disseram que o livro é meio estilo Crepúsculo, pois tem a menina ingênua que se apaixona por uma pessoa que pode machucá-la, um homem perigoso. Nesse ponto até concordo que se pareçam, mas não tem como comparar Edward a Christian. Eles são muito diferentes e os desejos sexuais de Ana são muito mais intensos que os da Bella.
Bom, quem for ler esse livro sugiro que leia focando mais no mistério do Sr. Grey do que no sexo. O livro não entrou para a minha lista de favoritos, mas também não é muito ruim. Vale a pena dar uma olhada.
Informações sobre o livro:
- Título: Cinquenta Tons de Cinza
- Escritor: E.L. James
- Editora: Intrínseca
- Páginas: 455
- Ano: 2012
- Onde comprar: Submarino, Livraria da Travessa, Saraiva
Bjs
Gabi Lima
Gostei da sua resenha, mas, a título de informação, essa trilogia é baseada em uma fanfic que a James escreveu de Crepúsculo, que fez maior sucesso na internet. O editor interessado pediu para que ela reescrevesse mudando de vampiro para humano. Eu achei a Ana chatíssima, como a Bella. Ótima resenha. Beijos.
ResponderExcluirJosy Tortaro
Autora da saga Os Qu4tro Elementos
http://sagaosquatroelementos.blogspot.com.br
Alguém tinha me falado sobre isso de ter saído de uma fanfic, mas na hora de ler nem pensei nisso.
ResponderExcluirA Ana é chata, mas em comparação com a Bella ela é bem melhor.
Obrigada pelo comentário!
Bjs
Tá aí um dado que eu não sabia, que a história é narrada pela própria Ana, gostei deste detalhe.
ResponderExcluirGanhei o livro num sorteio e ainda não chegou, mas assim que ele chegar eu vou ler, estou curiosa.
Vanessa - Blog do Balaio
Não consegui terminar ainda... Nem o mistério do Christian me prendeu, nem o sexo, muito menos Anastasia, HUAHAUHUAHA' Sua resenha tá ótima, de verdade, mas o livro é uó pra mim, totalmente. Queria muito ler e tal, mas ta dificil, na boa, rs. Não desisti ainda, maaas... rs
ResponderExcluirBeeeijos, Nanda
Julgue pela Capa
Gabi, que demais a resenha :D
ResponderExcluirEu amei a história, mas confesso que isso demorou um bocado para acontecer; até irem surgindo os "mistérios" do Sr. Grey a história não havia me prendido muito não :S Mas ai começou a aparecer e eu li bastante pra poder saber mais; agora é ler o segundo (que não acho mais em loja alguma O.O) e esperar pelo lançamento do 3° *--*
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/
Parabéns pela resenha Gabi! Muito em breve pretendo ler a Trilogia Cinquenta Tons, mas confesso estar bastante receosa. Beijo!
ResponderExcluirOi Tudo bem?
ResponderExcluirNão curti muito a leitura do livro. Li mesmo por curiosidade, pois esse livro causou verdadeiro frisson na comunidade literária, mas no fim, achei que faltava algo MAIS. E de fato, a unica coisa que salva são os segredos do passado no Christian.
Abraços,
Amanda Almeida
nha os segredos são legais mas são colocados muito razos , o que é uma pena , adorei a resenha !
ResponderExcluirSabe que ainda não li esse livro, venho protelando a algum tempo, já li diversas resenhas, umas falam bem outras nem tanto e achei a sua legal, vc realmente expos o que sentiu.. e quando ler eu vou fazer o que vc indicou ^^
ResponderExcluirAmiga do meu core!!
Tem promoção nova no blog e vai ter muito mais durante a semana, sabe pq?
Pq o Daily completa 1 ano!!! \o/
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Sabe, eu não entendo como tem tanta gente que diz que o livro é horrível, mas mesmo assim a obra é sucesso de vendas. Deve ser coisa de mídia, não sei. O fato é que eu nunca leria esse livro, porque somente um personagem interessante (Grey e seu passado) não sustentam uma história. Até que eu não ligo pra cenas de sexo, mas que tenha conteúdo e sentido também né? Mas eu adorei a resenha, que pena que não te conquistou!!
ResponderExcluirBeijo! Beijo!
Ademilson
http://livrosdoad.blogspot.com.br/
Também vi a promoção dos livro no Submarino, mas fiquei com uma pontinha de dúvida sobre eles e acabei não gostando. Ouvi muitas críticas positivas a respeito dele, mas as negativas que ouvi acabaram pesando muito mais do que as positivas.
ResponderExcluirQuando for ler com certeza me lembrarei da sua dica, e me focarei no mistério ao invés do sexo, acho que foi toda a especulação sobre essa parte que me afastou desse livro.
Parabéns pela resenha.