sexta-feira, 6 de setembro de 2013

[Resenha] O Teorema Katherine

Olá!

Nem acredito que consegui terminar de ler o meu primeiro e-book. rsrrss O Teorema Katherine, de John Green, foi o livro discutido no Clube do Livro de Maio, mas não pude ir, então acabei deixando a leitura um pouco de lado. Porém, nas últimas semanas resolvi ler e finalmente terminar esse livro. Não que ele seja ruim, mas a falta de tempo e de paciência para ler e-book foi grande.

O Teorema KatherineColin Singleton é um garoto que acabou de terminar o ensino médio e foi dispensado por sua namorada. Ele é um menino prodígio que sabe várias línguas, é especialista em fazer anagramas e sempre estudou bastante com o intuito de um dia ter seu momento “eureca” e tornar-se importante. Ele é o típico nerd e é incrível o jeito como o seu cérebro funciona relacionando 300 informações ao mesmo tempo.

O maior problema dele são os seus relacionamentos. Parece que ele tem uma fixação por garotas chamadas Katherine, tanto que já teve 19 namoradas com esse nome e todas terminaram com ele. Quando a K-19 terminou o namoro ele ficou arrasado e resolveu viajar com seu melhor amigo, Hassan, para tentar esquecê-la (ou dar tempo para ela se arrepender e ligar pra ele pedindo pra voltar). Eles acabam parando em Gutshot, uma cidadezinha que cresceu em volta de uma fábrica têxtil que agora faz cordões para tampão.

Eles pararam nessa cidade que fica no meio do nada para ver o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando (sua morte foi um dos estopins para a 1º Guerra Mundial). A guia deles é Lindsey, uma menina linda com um sotaque bem carregado. Enquanto eles estão caminhando até o túmulo, Colin cai e de repente tem o seu momento eureca. Ele resolve criar uma fórmula que possa mostrar em um relacionamento quem vai terminar com quem e quanto tempo ficarão juntos.

A partir daí ele tenta fazer esse teorema enquanto faz algumas entrevistas com o pessoal dessa cidade, uma ve que Hollis, mãe de Lindsey, contratou ele e Hassan para fazerem isso. Aos poucos vamos descobrindo mais sobre os personagens e vemos o crescimento deles ao longo do livro. Será que Colin conseguirá fazer o seu teorema funcionar?

nuvs

Não foi o livro mais sensacional que eu já li, mas gostei bastante. Tenho uma queda por nerds, então fiquei apaixonada por Colin, mesmo que em alguns momentos ele tenha sido um verdadeiro chato. A maneira como a sua mente funciona é incrível apesar se perder um pouco na hora de contar uma história. Fico imaginando como John Green conseguiu criar esse personagem. Parece ser tão complexo fazer alguém tão nerd. rsrs

Sobre a citação acima, eu discordo. Quem disse que a garota é a menos propensa a rejeição? Conheço vários casos nos quais essa situação é diferente. Acho que o problema de Colin ao dizer isso é a sua baixo auto estima. Esse sim é um problema que, juntamente com a timidez, pode fazer com que relacionamentos que poderiam ser muito bons nem se iniciem. =P

O legal do livro são as várias notas de rodapé com curiosidades interessantes (todas saídas das leituras de Colin) que aumentam o nosso capital cultural. Um personagem que eu não poderia deixar de mencionar é Hassan, o amigo gordinho que é super engraçado e de quem todos gostam. Não é uma história surpreendente. Assim que eles chegaram em Gutshot sabia como seria o final. Mesmo assim gostei do livro, mas não é melhor do que “A culpa é das estrelas” que já entrou na minha lista de favoritos. A resenha desse só mais tarde… Aguardem!

Informações sobre o livro:

- Título: O Teorema Katherine
- Escritor: John Green
- Editora: Intrínseca
- Páginas: 304
- Ano: 2013
- Onde comprar: Livraria Cultura

Beijos,

gabi

6 comentários:

  1. Gostei muito desse livro!
    Principalmente das notas de rodapé!
    Beijos!
    Rizia - Livroterapias - Promoção Marcadores Personalizados

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, agora quero ler os dois, mais para iniciar eu gostaria de ler primeiro A culpa é das estrelas..
    Este livro não é prioridade para compra, mais se aparecer uma oportunidade, eu compro..
    Eu gostei da sua resenha!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    O livro deve ser muito bom ,
    quero muito ler a culpa é das estrelas !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii ,
    Já li bastante resenha positiva sobre ele .
    A história deve ser demais ,
    Amei a resenha !
    Beijoos
    http://livrosebombons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi :)

    Sinceramente preferi esse livro do que ACEDE me diverti muito mais e consegui tirar muito mais proveito para a minha vida hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi
    Eu não gostei muito do Colin, não sei se você estava presente quando comentei na Bienal, na hora do evento, que tinha detestado ele HAHAHA
    Mas adorei Hassan, acho que John deveria ter dado um 'final' pra ele

    Esse livro é divertido, eu ria porque sempre ficava imaginando o sotaque da Lindsey

    bjs
    e boa semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...