sábado, 20 de julho de 2013

[Entrevista] Josy Stoque

Olá!

Hoje começa a Semana do Livro Nacional, uma iniciativa de autores, blogs e editoras para divulgar mais a literatura nacional. Pensando nisso, fiz algumas entrevistas com autores brasileiros para conhecermos um pouco mais sobre eles e suas obras. Ao longo dessa semana postarei essas entrevistas começando com a da Josy Stoque que é parceira do blog e idealizadora dessa semana. Ah! No final do post estão os links das resenhas dos livros dela. Vamos à entrevista!

644566_447222605344126_1263576713_n1) Fale um pouco sobre você.

Sou publicitária por profissão e escritora por vocação. Paulista, pisciana e sonhadora. Gosto de escrever para me expressar e me emocionar.


2) Como surgiu a ideia para escrever a série Os Quatro Elementos?

A saga surgiu de um desafio: será que haveria algo original ainda a ser escrito no gênero de fantasia? Acredito que tenha sido bem sucedida, usando elementos distintos, combinados entre si, para recriar a magia e o misticismo.

3) Em Outubro você lançará o terceiro livro da série, Ilha de Ar. Vem muitas novidades por aí?

Sim, estamos na metade, nos aproximando mais e mais do desfecho surpreendente. Além da publicação em formato e-book, estou guardando uma surpresa maravilhosa com relação a esta publicação. Neste livro, os leitores ficarão mais envolvidos pela trama e se desesperarão pelo fim. Ain, doida para contar, mas em breve anunciarei tudinho!


4) Além da Saga Os Quatro Elementos você escreveu três outros livros: Estrela – Em busca do brilho eterno, Insensatez e Puro Êxtase. Dois são romances eróticos e o outro é sobre fadas. Como surgiu a inspiração para escrever livros com temáticas tão diferentes?

Estrela surgiu ainda enquanto concluía a saga. Apesar de preferir escrever para adultos, um conto de fadas como Estrela foi um sonho que surgiu em minha carreira literária. Adoro uma linda história de amor proibido e mitologia grega. Peguei essas duas preferências e contei um romance novo, leve, inspirador, poético até (tentando me espelhar nos grandes mestres, como Shakespeare, que adoro!)

Insensatez, como o próprio título diz, foi uma insensatez. Não foi um projeto pensado, planejado, discutido. Sou muito amiga da Gisele Galindo. Nos falamos todos os dias via chat. Uma bela manhã de segunda-feira, comentei com ela que uma amiga e leitora havia me perguntado se eu não conseguia escrever nada que não fosse fantasia (justamente porque eu pretendia terminar a série e começar Estrela). A Gi também me disse que uma leitora perguntou se ela não havia escrito algo além de sua série Destino Íntimo. Foi naquela conversa que nasceu Insensatez, um romance erótico. Cada uma ficou responsável por um protagonista, o casal Marco e Isadora, que intercalam a narrativa da história. Quem já leu a saga sabe que eu tenho uma pegada quente em romances. E Insensatez proporcionou certa liberdade. Escrevemos sem medo de estar ofendendo um público jovem. Escrevemos para adultos. E foi a melhor experiência da minha carreira. Tanto que depois dele escrevi um conto erótico na mesma pegada do novo romance, agora solo, que estou escrevendo e pretendo concluir nos próximos meses: Puro Êxtase. Uma ideia de um livro depende muito do momento em que o autor vive. Foi assim que pulei de um conto de fadas para um erótico em um estalar de dedos.

945675_496107527122300_1533021452_n


5) Você é a idealizadora da Semana do Livro Nacional. Fale um pouco sobre a semana e os resultados que espera dela.

O projeto SLN surgiu com o intuito de unir o meio literário em um grupo só. O que mais vejo são panelinhas para cá e para lá com pouca visibilidade, tentando chamar a atenção. Outros autores ralando sozinhos para conseguir um lugarzinho ao sol. Blogueiros fazendo parcerias. Livrarias e editoras divulgando seus livros. A ideia é juntar todos eles em um único propósito: divulgar nacionais.

Aqui todos são bem-vindos. Durante nove dias da primeira edição, que acontecerá de 20 a 28 de julho por conta do dia do escritor, quase quatrocentas pessoas estarão falando ao mesmo tempo sobre nossas obras, seja em propaganda, redes sociais ou vídeos. Autores estarão em livrarias ou auditórios, falando sobre literatura com os leitores. Quase vinte cidades do Brasil receberão eventos com o selo do projeto e da campanha Eu Leio Brasil. Além disso, teremos promoções online, com twittcam e sorteios. E doação de nossos livros para uma instituição pública em Curitiba, cidade escolhida nesta edição para receber as obras. O que espero? Que mais leitores conheçam obras nacionais, que se aventurem por eles, gostem e indiquem. Espero que o brasileiro volte a valorizar sua própria cultura e que se interesse em ler mais e mais nacionais, além dos best-sellers que chegam de fora.

Essa foi a entrevista com a Josy. Gostaram? Agora vocês sabem um pouco mais sobre as obras da autora e sobre a Semana do Livro Nacional em si. Agradeço a Josy por ter participado dessa entrevista e espero que a semana seja um grande sucesso.

Para saberem mais sobre os locais dos eventos acessem: http://semanadolivronacional.blogspot.com.br

- Resenha de Marcada a fogo
- Resenha de Filho da terra

Beijos,

gabi

2 comentários:

  1. Ademilson Filocreão21 de julho de 2013 10:34

    Que legal essa entrevista! Acho que jamais li um post como esse por aqui, me corrija se estiver errado. Gosto da Josy justamente pelo motivo que ela se importa com a nossa literatura e nos ajuda bastante. Também organizaram uma Semana aqui em Belém do Pará e está ótima!

    Abraços,
    Ademilson
    Autor de Aurora do Reino
    http://livrosdoad.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi, hoje que vi o post de sua entrevista, mas vi, é o que importa! Obrigada pela oportunidade, sua linda. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...