Olá!
Cheguei ao último livro da Booktour Selo Brasileiro. Adorei participar, principalmente com esses livros que são muito bons. Mostrou que os autores brasileiros estão melhorando a cada dia. Muito obrigada pela oportunidade de poder participar dessa Booktour. xD
Para fechar com chave de ouro, trago para vocês a resenha do livro “Apátrida” que era um dos que eu mais aguardava para ler e confesso que não me arrependi nem um segundo.
Irena é a irmã mais nova de uma família polonesa de oito irmãos. Vivia muito bem no campo em Lublin e na adolescência se apaixonou por um judeu amigo seu, Jacob, mas não puderam ficar juntos por causa da religião. Assim ela se casou com Rurik e foi morar com ele na União Soviética onde tiveram um filho, Jan. Até aqui parece que o livro é apenas uma história de amor bonitinha com um romance não concretizado e outro que deu certo. Até poderia ser se não tivessem ocorrido certos eventos, sendo o principal deles a Segunda Guerra Mundial.
Durante todo o livro temos a narração de Irena do que ela sofreu nas mãos de alemães e soviéticos intercalados com as histórias do pós-guerra. Somos levados do passado ao presente repetidas vezes, mas não fica confuso, é um capítulo para o presente e um para o passado. Isso ajudou a completar a história, por exemplo, o irmão dela, Antony, no meio do livro ele desaparece, mas no outro capítulo (capítulo do presente) ficamos sabendo o que aconteceu com ele.
Não ficamos só sabendo da história de Irena, mas também a de muitos alemães, soviéticos, judeus, poloneses, etc. que ela teve contato. No início do livro Irena diz que não sente mágoa do povo alemão, afinal, não se podem associar alemães ao nazismo, pois muitos não fizeram parte desse regime. Devemos separar o povo dos nazistas. Essa é a visão que eu tenho não só para o nazismo, mas também para o socialismo. Vale a pena refletir sobre essa visão que a autora Ana Paula Bergamasco tenta passar, principalmente com as histórias contidas nesse livro. Nem todos são bons e maus. Somos humanos e temos os dois lados dentro de nós, por isso não podemos taxar vilões e mocinhos.
Se tiverem a oportunidade de ler esse livro, leiam! Vocês com certeza não se arrependerão. Sofri com Irena e fiquei curiosa para saber fatos que ela mostrava no presente, mas que precisávamos do passado para encontrar as suas origens. Ah! E só descobrimos o porquê desse título para o livro no último capítulo. rsrs
Informações sobre o livro
★ Título: Apátrida
★ Escritora: Ana Paula Bergamasco
★ Editora: Todas as Falas
★ Páginas: 333
★ Ano: 2010
★ Onde comprar: Saraiva
Beijos
Gabi Lima
Ah, esse livro faz tempo que deve estar na minha lista, mas infelizmente por falta até de tempo, não pude ir atrás pra ler!
ResponderExcluirEu adoro a capa, acho linda e deve ser digna do livro!
Amei sua resenha! A cada resenha que leio (olha que já foram muitas) fico mais e mais surpreendida pelo fato do livro ser bom mesmo! Ual!
Beijo, bom fim de semana e ótimas leituras *-*
http://enfimdeasasabertas.blogspot.com/
Parabéns pela resenha Gabi! Já li Apátrida e amei! Chorei litros com esse livro! Beijos!
ResponderExcluirUau!!!!!!!!!
ResponderExcluirGostei do livro e da resenha.
Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirQuero ler esse livro para que eu possa ter minha opinião sólida sobre tal, já que me falaram do livro de várias formas.
Beijos ;*
Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOk, só não entendi o que se quis dizer com "os autores brasileiros estão melhorando a cada dia". Fiquei pensando em Clarice Lispector, Carlos Drummond, Guimarães Rosa, e uma interminável lista que avança para o passado e para o presente, de autores que fariam a diferença em qualquer país e qualquer idioma, mas que pra nossa alegria escrevem em português.
ResponderExcluirAbraços a todos do blog, e parabéns pelo conteúdo.
Gabi amiga, não gosto muito desse tipo de livro, entao nem quero ler...
ResponderExcluirbeijoss
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/